Branching Out Secret Mixter Remixes!
skip
Clube da Luta - Pop Rock (clubedaluta):

Clube da Luta - Pop Rock (clubedaluta)

About Me
“A primeira regra sobre o Clube da Luta: você não fala sobre o Clube da Luta.�
Esqueça isso. Este Clube da Luta aqui merece toda a divulgação possível. O som feito pelo quarteto radicado em Niterói (RJ) é contundente como os sopapos trocados por Brad Pitt e Edward Norton. O que não quer dizer que o pop-rock da banda fica só na ignorância. O impacto está sempre lá, mas também se manifesta pela sutileza e pela melodia.
Reunidos em uma banda fresquinha (formada em 2004), temos quatro músicos com estrada. Joubert (vocal) já participou de vários grupos antes do Clube da Luta – do suingue do Tornado à dupla roqueira Spartacus. O guitarrista e velho companheiro Gilber e o baixista Guel Rezende também passaram pelo Tornado. O baterista Franklin Vilaça, experiente como produtor, completa o time. É natural que cada integrante tenha suas próprias influências e preferências, que vão se juntar em um único som. E na diversidade individual, o Clube da Luta caprichou. Joubert acha possível conciliar Clube da Esquina com Sonic Youth; Franklin ouve do classic rock do Queen ao mais puro samba; Guel é apaixonado por black music; e Gilber mistura Hendrix, Dave Brubeck e Edgard Scandurra.
Unindo as mesmas referências pós-punk que marcaram a geração do rock brasileiro dos anos 80 a um saudável ecletismo no estilo e arranjos de cada composição, o quarteto faz um rock que soa familiar e, ao mesmo tempo, renovado. Ouvir a primeira demo do grupo (cujas canções também podem ser escutadas online, no site www.clubedaluta.net) é reconhecer novas idéias em um formato que “clica� no ouvido imediatamente. Timbres instrumentais e vocais que remetem ao passado, combinados à sensibilidade de quatro músicos que não ficaram presos à nostalgia.
A excelente qualidade de som valoriza os arranjos bem-cuidados, repletos de detalhes. Como as guitarras cheias de efeitos que impulsionam “Ainda Não É Eficaz (Expectativas)�, rock baseado mais na textura e na sutileza que na pancadaria. Ou na delicada ambiência acústica que remete ao mais ancestral samba em “Não se Pode Ganhar Todas (Hey Amigos)� – surpresa que se completa com a adesão de discretos efeitos eletrônicos. A levada de violão de “Infindável�, combinada a uma melodia pop caprichada, sugere influência do bom e velho folk-rock. E “Céu Cinza� volta a retomar as guitarras, multiplicadas em tramas melódicas sublinhadas por uma bateria incessante, cheia de viradas. Por cima de tudo, a voz de Joubert, que não esconde de onde veio: sim, ouviu muito Renato Russo e Toni Platão, mas não deixa as influências ofuscarem sua personalidade.
A banda se define como “um grupo focado nas letras� e isso é verdade. Tão importantes para o “pacote� Clube da Luta quanto o som, os versos são intensos, resgatando uma poesia perdida há muito no rock brasileiro. “O sol olha para ti com olhos de criança / Eu quis ter o que nunca um mortal pôde sonhar�, canta Joubert em “Infindável�. “Acho que quando perdemos todas as batalhas / Até aquelas que não chegamos a lutar / Alguma coisa muda�, enuncia “Céu Cinza�. E em “Ainda Não É Eficaz� a letra sumariza a mistura de pegada roqueira e sensibilidade crua: “Quero te pedir desculpas / E a chance de acertar / Mesmo que teu perdão me redima / Será possível eu me perdoar?�
Rock feito com paixão, pronto para incendiar mentes e derrubar expectativas. Como a seqüência final do filme que inspirou o nome da banda, é um som que fica na cabeça de quem ouve por muito, muito tempo.

Marco Antonio “Bart” Barbosa
Jornal do Brasil
contact
Member since
Sat, Sep 30, 2006
Syndication
Feeds and Podcasts for Clube da Luta - Pop Rock
Stats
Clube da Luta - Pop Rock has no remixes and has not been remixed
Publicize